quinta-feira, 11 de julho de 2013

Fofoca...fuja dela!

Se você tem uma amiga que joga no time das leva-e-traz, comece a pensar muito bem antes de dar trela para quem vive falando da vida alheia. A gente nem percebe o quanto a mexeriqueira pode ser um perigo ambulante. Que a fofoca funciona como uma bomba que pode estourar a qualquer momento, lá  isso é verdade.

A fofoqueira é perigosa porque não pensa direito no que ouve. Imediatamente após escutar algo de alguém, ela retransmite a noticia sem se dar ao trabalho de verificar se é verdadeira ou não. E mesmo que a história não fosse mentira. Você acha que alguém tem o direito de sair por aí falando dos outros, na maior irresponsabilidade?

É puro veneno!

Nenhuma fofoca é inocente. Isso quer dizer que quem leva e traz histórias (verdadeiras ou não) a respeito dos outros não tem boas intenções. Não importa também se o mexerico é grande ou pequeno. O fato é que nenhum comentário sobre a vida alheia deixa de provocar estragos. Se a fofoqueira espalha, por exemplo, que a Pati estava com uma blusa laranja horrorosa na festa, mais do que comentar que a outra tem um gosto duvidoso, ela está ridicularizando a amiga na frente de todo mundo. O que certamente vai provocar mágoas na dona da blusa.
Existem fofocas mais perigosas ainda que o exemplo que citamos. São aquelas que espalham boatos sobre a moral de alguém ou inventam histórias que acabam em desconfianças, brigas e ressentimentos. Como aquela vez que vieram lhe contar que o menino que você gosta ficou aos beijos numa festinha com outra, lembra-se? Doeu, não foi? Imagine, então, se ele fosse seu namorado, como você não teria sofrido, ainda que depois tivesse descoberto que era tudo mentira?

Olha eu aqui!


Em geral, nem mesmo a fofoqueira sabe, mas por trás de suas atitudes sempre se esconde uma necessidade de ser amada e aceita. Só que, cá pra nós, esse é um jeito torto de fazer amigos. Tem menina, por exemplo, que espalha boatos apenas para se transformar no centro das atenções. E temos de admitir: a coisa funciona! Tanto é que a fofoqueira está sempre rodeada de gente, louca para saber das novidades. Aí, ela se ilude, achando que vive cheia de amigos quando, na verdade, a turma só dá atenção a ela por causa das suas histórias maldosas. O problema é que ela nem desconfia que esse jeito torto de querer fazer amigos traz apenas dores e desconfianças.

Não dê ouvidos!


A melhor maneira de cortar as asas de uma fofoqueira é acabar com o papo antes que comece. Quando sua amiga vier contar algo sobre outra garota, mesmo que seja sua maior rival, não precisa brigar. É só "cortar" o mexerico dizendo que você não quer saber. É a melhor maneira de neutralizar o poder da fofoqueira. Sem plateia, o tipo não resiste. Se esticar o assunto, pode crer: mais dia, menos dia, a próxima vítima pode ser você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário